CACTACEAE

Tacinga inamoena (K.Schum.) N.P.Taylor & Stuppy

DD

EOO:

872.769,322 Km2

AOO:

620,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie ocorre nos Estados de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí (Zappi et al., 2012).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Rafael Augusto Xavier Borges
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Categoria: DD
Justificativa:

?A espécie possui ampla distribuição na Caatinga, sendo encontrada em unidades de conservação (SNUC); no entanto, a expansão de atividades agrícolas e de pecuária nas áreas de Campos Rupestres e afloramentos rochosos indicam um possível declínio no número de indivíduos e subpopulações de <i>T. inamoena</i>. São necessários dados populacionais do táxon onde há uma maior severidade destas ameaças para se averiguar possíveis taxas de declínio e assim realizar uma melhor avaliação do risco de extinção.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim
Detalhes: T. inamoena é uma das espécies de Cactaceae mais comuns do leste do Brasil, sendo um elemento localmente co-dominante da flora da Caatinga(Taylor; Zappi, 2004).

Ecologia:

Biomas: Caatinga, Cerrado
Fitofisionomia: Caatinga, campo rupestre, afloramento rochoso (Taylor; Zappi, 2004).
Habitats: 2 Savanna
Detalhes: Ocorre geralmente sobre rochas, incluindo afloramentos rochosos (inselbergs), em solo bastante pedregoso ou em afloramentos de arenito (Taylor; Zappi, 2004).

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
A vegetação da Caatinga, onde a espécie ocorre, vem sendo severamente degradada nas últimas décadas como consequência da expansão de atividades agrícolas e pecuárias (Mendes; Castro, 2010).A região do Cariri paraibano, onde a espécie ocorre, encontra-se severamente degradada devido a atividades humanas, havendo poucos remanescentes de vegetação em bom estado de conservação (Barbosa et al., 2007).

Ações de conservação (3):

Ação Situação
1.2.2.1 International level on going
A espécie é legalmente protegida pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Selvagens da Fauna e da Flora (CITES, 2011).
Ação Situação
4.4.2 Establishment on going
A espécie ocorre na Reserva Natural do Patrimônio Natural Fazenda Almas e na Estação Experimental de São João do Cariri, ambas na Paraíba (Barbosa et al., 2007).
Ação Situação
1.2.2 Implementation on going
A espécie é considerada "Menos preocupante" (LC) na Lista Vermelha da IUCN (2010).